sexta-feira, 15 de junho de 2012

DIÁRIO MÁGICO, LIVRO DAS SOMBRAS E GRIMÓRIO: Usos e Diferenças

Existem dois ou três livros que todo bruxo ou ocultista tem, ou deveria ter. São eles: o Diário Mágico Pessoal, o Livro das Sombras e o Grimório. Cada um serve a um propósito específico, mas tem quem junte os três em um só.
Por que insistimos tanto neste assunto? Para que fique bem claro, pois tenho recebido vários e-mails com muitas dúvidas à respeito.
Portanto, vamos lá, mais uma vez, explicar direitinho.

O Diário Mágico é um registro mais informal e subjetivo de todas as suas experiências mágicas, sonhos, pensamentos, reflexões, meditações. É bem próximo de um diário comum e você pode escrever tudo o que julgar pertinente. Não há restrições de cor, tamanho ou papel para o diário mágico. Pode até ser um arquivo digital no computador.
Você poderia escrever como se sente a cada dia e tentar relacionar seus altos e baixos emocionais com as fases da lua ou com os ritmos astrológicos, para quem é ligado em astrologia.
Você vai perceber que quando a lua sai fora de curso, isto é, não está em nenhum signo por algumas horas, sua vida pode se complicar bastante se não tomar cuidado! E que quando a lua está cheia suas reações podem ser bem explosivas.
Muito interessante para as meninas é registrar o seu ciclo menstrual e comparar as impressões que teve em um mês e em outro, talvez estivesse mais sensitiva, ou quem sabe mais melancólica.
Algumas pessoas chamam o Diário Mágico Pessoal de Livro do Espelho, mas esse termo raramente é visto em livros (só vi em "Wicca - Crenças e Práticas", de Gary Cantrell).

O Livro das Sombras é um intermediário entre o Diário Pessoal e o Grimório. Você vai usá-lo em seus rituais, levando-o para o Círculo. Então já é melhor que seja feito por você, se for bom em trabalhos manuais, ou purifícá-lo e consagrá-lo se for comprado.
Geralmente sua capa é preta e traz um pentagrama na capa. As folhas do seu interior devem ser virgens, não seria interessante usar papel reciclado devido à uma carga energética preexistente. Deve ser consagrado com a energia da Terra, pois traz o conhecimento e a inspiração do Ar, em manifestação no plano físico.
Os bruxos modernos costumam usar um tipo de fichário, seguindo as especificações anteriores, mas com a vantagem de ter folhas removíveis e permitir a separação dos registros  por assunto.
Tradicionalmente, o Livro das Sombras era um "livro de receitas" de rituais, feitiços, cânticos e encantamentos que cada bruxo copiava à mão do livro do Alto Sacerdote ou Alta Sacerdotisa. Atualmente, uma grande parcela dos bruxos são solitários e não foram formalmente iniciados. Mas podem e devem manter um Livro das Sombras com os registros de rituais, sonhos com significações mágicas, reações a exercícios, poemas, invocações, experiências de transe e meditação.

No Ocultismo, o Livro das Sombras é muito valorizado no sentido de fornecer um panorama do desenvolvimento mágico do praticante. É usado principalmente para registrar o treinamento e a execução de exercícios de concentração, visualização, experiências astrais, invocações, etc. e quais os resultados obtidos, facilidades e dificuldades. Alesteir Crowley era enfático sobre a importância desse registro, porque um mago pode mentir para os outros e se gabar de grandes feitos, mas não pode mentir para si mesmo.
O Livro das Sombras não deve ser tocado nem mostrado para ninguém, a não ser outro bruxos ou pessoas que você realmente confia. Aliás, nenhum objeto consagrado deveria ser tocado por outra pessoa, pois ela pode estar ligada à egrégoras contrárias às suas e anular a consagração.

O Grimório é um livro mais "científico", segue o padrão dos antigos tratados de magia cerimonial, trazendo nomes e sigilos de anjos, demônios e elementais; invocações em línguas antigas; um catálogo de ervas e suas regências astrológicas; desenhos de pentáculos, etc. É mais usado por magos cerimonias, de fato, na bruxaria quase não se houve falar dele.
Um Grimório pessoal deve trazer registros objetivos de rituais (ou seja, sem impressões pessoais), listas de correspondências mágicas, instruções para a fabricação de instrumentos mágicos, a relação de sigilos e símbolos, nomes de poder... É um livro que destina-se à preservação do conhecimento mágico, sem o interesse pelas experiências pessoais de um bruxo ou mago. É uma enciclopédia, com informações objetivas e diretas.
Para quem está começando e não tem práticas mágicas regulares, opte pelo Diário. Escreva sem restrições, com a regularidade que quiser. Quando consolidar uma rotina de exercícios, pode iniciar então um Livro das Sombras.
Eu fiz o meu Livro das Sombras com "papelão paraná" para a capa, um bloco de folhas de sulfite coladas na lateral com cola, encapei com papel camurça azul escuro e fiz o pentagrama e as cantoneiras com papel laminado. Ficou com um aspecto visual bem atraente. Você pode usar aqueles livros de ata, que são vendidos em papelaria, para começar. Têm capa preta e dura, alguns têm linhas e outros não. Use a sua criatividade!

FONTE:  retirado do blog "Além do Físico"

5 comentários:

  1. Olá, vejo que gostou do meu texto, que bom! Só peço por favor que coloque a fonte, pois ele foi originalmente escrito por mim, no Além do Físico.
    Inclua algo como: "retirado do blog Além do Físico".

    ResponderExcluir
  2. "retirado do blog alem do fisico"Ola sou iniciante,adorei saber sobre as diferenças,sobre O livro magico,O livro das sombras eo Grimorio!bjs

    ResponderExcluir
  3. onde encontramos o livro maior para comprar ??w

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de comprar um pra mim também, pode ajudar? Bianca bia_saldanha78@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de comprar um pra mim também, pode ajudar? Bianca bia_saldanha78@hotmail.com

    ResponderExcluir