domingo, 8 de julho de 2012

MABON - Equinócio de Outono

MABON

Primeiro dia do outono (Equinócio do Outono).
Em 2012, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 20/Mar às 02:14 (Horário de Brasília).

O Sabbat do Equinócio do Outono (também conhecido como Sabbat de Outono, Mabon e Alban Elfed), é o Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas. Também é a época de agradecer, meditar e fazer uma introspecção.
Festival celebrado no dia 21 de março com o Equinócio de Outono. O mês de março em gaélico se chama Márta. Em galês este festival é conhecido como Alban Elfed ou a Luz de Outono, período onde se comemora a segunda colheita, iniciada em Lughnasadh. A vegetação e a luz solar diminuem e os mistérios da vida e da morte se fazem presentes. Mais uma vez, os dias e as noites são iguais. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 21 de setembro.

Época do equilíbrio, da paz e do tempo de se fazer uma avaliação de tudo aquilo que foi plantado e colhido. As folhas começam a cair e o Sol a minguar rapidamente. A natureza declina e se prepara para a chegada do inverno.

Este festival homenageia o Deus galês Mabon, representando a colheita dos frutos, a despedida do verão e a preparação para o inverno, que se aproxima. Mabon é filho de Modron, a Grande Mãe dos galeses, associada à fertilidade e às colheitas dos campos. Modron, às vezes, era comparada a Morrighan, bem como a Morgana Le Fay dos mitos arthurianos.
Fase ideal para fazer banimentos, pedir harmonia no amor e proteção às pessoas que amamos. Aproveite a energia deste ritual para caminhar em um bosque e colher sementes e folhas secas, refletindo sobre a colheita recebida, durante o ápice do outono.
No Equinócio de Outono lembre-se também daqueles que estão doentes e das pessoas mais velhas, que precisam da nossa ajuda, dirija-lhes palavras de amor e carinho.
Enfeite seu altar com os grãos e sementes que sobraram da primeira colheita, milho, abóboras, maçãs e outros frutos do outono. E, agradeça mais uma vez à Grande Mãe, pelas bênçãos recebidas durante a sua colheita pessoal.
Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio do Outono são os produtos do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc.), cidra e romãs (para abençoar a jornada de Perséfone ao tenebroso reino do Submundo).
Que assim seja!


Sugestão para ritual:
Sugestão para celebrar o Equinócio de Outono
Divindades Celtas: Mabon em "Culhwch e Olwen"
Correspondências:
- Correlação: resultado das colheitas, preparar-se para o inverno e despedir-se do verão.
- Símbolos: cor laranja e marrom, grãos, sementes e folhas secas.
- Incensos: benjoim, mirra, sálvia, flor do maracujá e papoulas vermelhas, lavanda ou sálvia.
- Alimentos: vinho branco ou suco de frutas, cerveja, pães de cereais e bolos.

- Cores das velas: marrom, verde, laranja, amarela.
- Pedras preciosas sagradas: cornalina, lapis-lazuli, safira, ágata amarela.
- Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, áster, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo leitoso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-salomão e cardo.
Nesse dia sagrado, os Bruxos dedicam-se novamente à Arte, sendo realizadas cerimônias de iniciação pela Alta Sacerdotiza e pelos Sacerdotes dos Covens. Muitas tradições wiccanas realizam um rito especial para a descida da deusa Perséfone ao Submundo, como parte da celebração do Equinócio do Outono. De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olimpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, por toda a eternidade.

A Segunda Colheita
Num tempo de infinita beleza,
A vida segue as mansões da Lua
Na dança cósmica da natureza.
Realinha seu eixo energético
E cresce um pouco a cada dia,
Completando a roda do ano céltico.
Na jornada da segunda colheita,
Não existem tradições e nem contradições
Existe, apenas o princípio maior da criação,
O equilíbrio perfeito em nossos corações.
(Extraído do livro Brumas do Tempo)

 
Ritual do Sabbat Mabon

Comece fazendo um círculo com cerca de 3m de diâmetro. No centro, erga um altar voltado para o norte. Sobre ele coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat, um cálice com água, uma faca, um prato de sal, pó ou areia, um sino de altar consagrado e um incensório.

Enfeite o altar com a decoração tradicional sagrada, como bolotas, pinhas, malmequeres, rosas brancas e cardo. As flores poderão ser arrumadas em buquês ou guirlandas para o altar ou para o círculo, ou reunidas em uma coroa colocada no alto da cabeça.

Salpique um pouco de sal dentro do círculo e, então, trace-o com uma espada cerimonial consagrada ou com uma vareta, dizendo:
COM SAL E A ESPADA CONSAGRADA
EU CONSAGRO E TRAÇO ESTE CíRCULO DO SABBAT SOB O NOME DIVINO DA DEUSA
E SOB A SUA PROTEÇÃO. INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.

Acenda a vela e o incenso. Toque três vezes o sino do altar com a mão esquerda para iniciar o Ritual do Equinócio e conjurar os espíritos elementais. Pegue o punhal com a mão direita, volte-se para o leste e diga:
OH SAGRADOS SILFOS DO AR E REIS ELEMENTAIS DO LESTE,
EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT
NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o sul e diga:
OH SAGRADAS SALAMANDRAS DO FOGO E REIS ELEMENTAIS DO SUL,
 EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT
NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o oeste e diga:
OH SAGRADAS ONDINAS DA ÁGUA E REIS ELEMENTAIS DO OESTE,
EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT
NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o norte e diga:
OH SAGRADOS GNOMOS DA TERRA E REIS ELEMENTAIS DO NORTE,
EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT
NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Toque três vezes o sino e coloque-o de volta no altar. Estique o braço direito, aponte a ponta do punhal para o céu e diga:
AR, FOGO, ÁGUA, TERRA, VENTRE DA VIDA, MORTE PARA RENASCER.
A GRANDE RODA DAS ESTAÇÕES GIRA, O FOGO SAGRADO DO SABBAT QUEIMA.
SOMOS TODOS CRIANÇAS DA DEUSA.
E PARA ELA DEVEMOS RETORNAR.

Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com água e, depois, no prato de sal, pó ou areia e diga:
ABENÇOADA SEJA A DEUSA DO AMOR,
CRIADORA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES.
O CALOR DO VERÃO DEVE AGORA TERMINAR.
A GRANDE RODA SOLAR GIROU NOVAMENTE.
QUE ASSIM SEJA!

Toque três vezes o sino do altar para encerrar o rito, afaste os espíritos elementais e agradeça à Deusa. Desfaça o círculo de maneira levógira com a espada cerimonial ou com a vareta.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich

2 comentários:

  1. Oferta oração milagrosa oracao forte para amarrar alguem (simpatia infalivel porem nao se pode voltar atrás) "salve pomba-gira, maria padilha, rainha Das 7 encruzilhadas, fazei que JBFR fique com os pensamentos sempre comigo, pomba-gira trazei-me para mim JBFR. assim Como o galo Canta, o burro rincha, o sino Toca, a Cabra berra, assim tu, hás de andar atrás de mim JBFR .assim Como o sol aparece, a chuva cai, fazei ser dominado por mim, preso debaixo do meu pé esquerdo. Com dois olhos te vejo, com três eu te prendo com meu anjo da Guarda peço que JBFR. sinta, ande atrás de mim, Como uma cobra rastejante, que me ame loucamente, que só ha desejos por mim, que nao consiga olhar com olhos de desejo para nenhuma outra mulher ou homem, que não seja eu, que atenda todas as minhas vontades, que nunca me faça sofrer, que durma e acorde pensando em mim e que sempre me tenha em seu pensamento, que nao consiga viver sem mim, que seus pensamentos e desejos sejam sempre voltados para mim, que seja carinhoso, romantico comigo, que assim seja. Pelo poder de sao cipriano, assim seja JBFR. vai vir atrás de mim, rastejando, humilde e manso, para que possamos ter bom convivio e assim sermos felizes. Peço a sao cipriano que ele me procure hoje ainda. Peco isto ao poder Das três almas pretas que vigiam sao cipriano, assim seja. Que JBFR. que os inimigos nao nos vejam, assim seja".ó maria padilha, minha rainha, atendei o meu pedido . Quando acabar de ler publique esta oracao, rapidamente terás uma surpresa. Obrigada minha rainha

    ResponderExcluir